domingo, 6 de maio de 2012

Amizade verdadeira!!





Um dia desses minha filha desceu a rampa da escola no final da aula muito, mas muito triste!

 Perguntei o que havia acontecido e ela me respondeu: Te conto no carro!

Quando ela entrou e se sentou, ela desabou em lágrimas...

Seus sentimentos eram de profundo sofrimento e decepção...

Todo o seu sofrimento era devido a disputas entre coleguinhas.

Quem era melhor amiga de quem.

Coisas bobas para nós adultos! Mas para ela, uma criança de 8 (quase 9 na época), super sensível e dramática, isso era COISA SÉRIA.

O alvo da disputa era uma coleguinha que a acompanha desde dos 3 aninhos... Juju é absolutamente apaixonada por essa amiga e nessa relação o ciúmes sempre foi muito presente... (Juju é ariana).

Sabendo disso, eu e a mãe dessa coleguinha sempre conseguimos driblar e entender essa relação das duas, e que diga-se de passagem, é mais complicada por conta de Juju...

Essa coleguinha tem um lugar especial dentro do meu coração e ela e a mãe dela sabem disso! Ela é um poço de carinho comigo e com minha filhotinha.



Mas ouvir minha filhotinha sofrendo com medo de perder sua amiga (coisas de sua cabecinha fértil) foi muito difícil, pois seu sofrimento era muito real. Seu choro era compulsivo e com muitos soluços e explicações cheias de grandes mágoas... TUDO ISSO NUMA MENINA DE 8 ANOS...

E a disputa estava muito acirrada, pelo que pude perceber pela seguinte frase:

- Mãe, o que eu tenho para oferecer para a “FULANA” é somente amor e carinho e a “SICRANA” tem fundos de investimentos!!!

OI???

O QUE???

E ela repetiu: FUNDOS DE INVESTIMENTOS!!!

Nem preciso dizer que fiquei assustada com esse comentário!

ONDE, PELO AMOR DE DEUS, ESSAS CRIANÇAS ESTÃO APRENDENDO E OUVINDO ISSO???



Fiquei indignada!!!!

Tem assunto que criança não precisa participar!

Elas ainda não tem maturidade de ouvir e diferenciar o que é privado do que é público!

E saem falando pelos cotovelos, ou muitas vezes aprendem que TER é PODER, nunca se sabe o que é ensinado em outras famílias né!

De qualquer forma aprendi e repasso para minha filha que esses assuntos SÃO PRIVADOS  e NUNCA, mas NUNCA devem ser usados como moedas de troca!



TER NÃO É PODER



TER NÃO É SER



E dessa MESMA história da disputa, minha filha ouviu outras pérolas...

De qualquer forma fiquei abismada com a falta de valores...

8-9 ANOS SÃO CRIANÇAS SIM, mas já tem uma noção das coisaas né!

O que são valores reais, certo – errado... Ético, não ético...

Esses valores passamos desde que as crianças são bebês e no mais, cabe a nós pais, filtrar as informações para nossos filhos. Até para a segurança deles.



SICRANA TEM FUNDOS DE INVESTIMENTOS PARA OFERECER!!! KKKK

Amizade precisa ter moeda de troca hoje em dia???



Que papo ruim é esse???

Que valores são esses???



Respondi o seguinte: qualquer pessoa precisa gostar de você pelo que você É, não pelo que você POSSA OFERECER!!!



Esse papo de TENHO ISSO, AQUILO E AQUILO OUTRO, é um saco para adultos e é muito pior para crianças!!!



Não quero saber desse tipo de comparação!!!

NUNCA te ensinei isso!!!



E ela em sua maturidade infantil e entre soluços e lágrimas, respondeu: por isso disse que só tenho amor e carinho para oferecer!



E EU REFORCEI: e vai ser SEMPRE assim: ofereça sempre amor e carinho!

Quem quiser ISSO será seu amigo!!!

Quem quiser fundos de investimentos kkkkk: VAI PROCURAR EM OUTRA FREGUESIA!!!

Aqui NÃO!



DINHEIRO NÃO COMPRA SENTIMENTOS!







p.s.: E  o “alvo” da disputa continua a ser amiguinha de jujuba e minha grande amiguinha de 8 aninhos!


JANA






Um comentário:

  1. O que eu tenho todo mundo pode ter, mas o que eu sou... Ninguém pode ser! Jana, non è facile, mas, o tempo ensina, basta ter paciência, pois o futuro vai desenhar a trajetória de cada um, com suas dores e delicias! Bjsss, Clarice.

    ResponderExcluir